quinta-feira, 22 de março de 2012

DEBATENDO A ÁGUA, NO DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA.


Preservação e conservação ambiental são temas de extrema importância nos dias atuais e a água é um dos recursos naturais que vem sendo muito discutido, mais precisamente a sua escassez e a sua falta de qualidade.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, vinculda ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Julio Cesar Pascale Palhares, existem duas coisas que nós podemos praticar: a preservação e a conservação da água. "Primeiramente, é necessário esclarecer que são duas coisas diferentes. Quando falamos que vamos preservar determinada fonte de água, isto significa que não utilizaremos esta fonte para nada, deixaremos a natureza seguir o seu caminho, sem interferir", explica o pesquisador.

Por outro lado, segundo ele, quando usamos o termo conservação de uma fonte de água quer dizer que esta fonte será
utilizada para os mais diversos fins, mas de uma forma que não degrade a qualidade e a quantidade de água que ela nos proporciona. "Se utilizarmos um poço sem conservá-lo chegará um dia que ele poderá secar e não teremos mais o conforto que ele proporciona", explica Julio.

O pesquisador também esclarece que um erro comum em discussões sobre este recurso natural é o fato de se pensar que o Brasil é um país rico em água e que o tratamento dos esgotos é a solução para todos os problemas. "Enquanto não inserirmos nestas discussões o uso da água com racionalidade, e isto passa pela mudança de alguns padrões culturais de utilização da água pela sociedade, e internalizarmos que o Brasil dispõe de muita água, mas distribuída, geograficamente, de uma forma não-equitativa para todas as regiões, dificilmente resolveremos os problemas hídricos de nossa região e país", comenta Julio.

quarta-feira, 21 de março de 2012

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O RACISMO.


Dia Mundial de Luta Contra o Racismo

A cada dia 21 de Março, desde há 29 anos, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra o Racismo. Este dia Internacional foi criado 20 anos depois do massacre ocorrido em 1960, em Shaperville, quando 68 negros sul-africanos foram brutalmente assassinados, quando protestavam contra a chamada "Lei do Passe", que transformava os negros em estrangeiros dentro de seu próprio país: todo negro passaria a ser obrigado a mostrar um "passe" que, evidentemente, não seria obrigatório aos demais cidadãos sul-africanos.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Energias Renováveis


Energias renováveis poderão satisfazer 80% das necessidades globais em 2050
As energias renováveis poderão satisfazer 80% das necessidades globais em 2050 se forem mais desenvolvidas, de acordo com o relatório 164 do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU, divulgado nesta segunda-feira em Abu Dhabi (Emirados Árabes).

O diretor-geral da Irena (Agência Internacional de Energias Renováveis), Adnan Amin, afirmou: "Segundo o relatório, o desenvolvimento do setor da energia renovável é inevitável, já que desempenha um papel-chave no futuro para todo o planeta."

O documento, que foi elaborado por mais de 120 pesquisadores, analisa diversas medidas para desenvolver as novas fontes de energia renovável. Segundo o texto, está previsto que esse setor se desenvolva em meados deste século e que seu uso se multiplique de três a 20 vezes.

O relatório destaca que em 2009 houve um notável aumento na produção de energia renovável: eólica (aumento de 30%), hidrelétrica (3%), solar vinculada a redes de distribuição (50%), geotérmica (4%) e solar para aquecimento de água (20%).

Além disso, a produção de etanol aumentou 10%, e a de diesel, 9%. No documento, estima-se que os investimentos necessários para desenvolver este setor na próxima década devem ser de US$ 1,3 bilhão a US$ 5,1 bilhões.

Abu Dhabi recebe durante dez dias atividades relacionadas ao IPCC, que realizará a 33ª sessão de seu plenário entre os próximos dias 10 e 13, com a participação de mais de 600 delegados.

Fonte: Folha de São Paulo