sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conheça a história da menina que sofre com o racismo na escola



"Sofro bullying na escola por ser negra"
Conheça a história da menina que sofre com o racismo na escola - e saiba como o seu filho pode agir se estiver sofrendo esse tipo de bullying também

É preciso estar atento a qualquer tipo de comportamento que possa ser considerado bullying

"Sou negra e, por isso, sofro bullying na escola: a maioria dos meus colegas é branca! Meninos de todas as séries me chamam de apelidos horríveis e ficam gritando xingamentos racistas para mim no recreio. Uma vez, até me bateram. Eu fico quieta porque tenho medo de responder e eles continuarem falando besteira. Quando isso acontece, fico muito triste e, às vezes, até choro. É sempre o mesmo grupo de meninos e meninas que faz isso comigo. Tenho certeza de que eles fazem isso só para me deixar com raiva. O que mais pesa é que acho que essas pessoas só olham a aparência. Elas não se preocupam em saber como eu sou, se tenho sentimentos, se vou sofrer... Para eles, nada disso importa! O que eu posso fazer?"

A.C., 15 anos

1. Identificar se é bullying

Xingar, dar apelidos ou discriminar alguém por ser negro é racismo. Quando isso acontece uma vez só, é horrível, mas não é bullying. Essa zoação do mal só pode ser classificada assim se rola com frequência e parte de um grupo contra uma garota, como é com a A.

2. Pedir medidas específicas

A criança ou adolescente deve saber que, para combater o bullying, a melhor medida é buscar apoio, com os amigos e um adulto de confiança, e pedir medidas à diretoria. Mas uma garota alvo de racismo deve ainda propor à escola que combata especificamente o preconceito em palestras e outras atividades. Quando o bullying é tratado de forma muito geral, há o risco de a galera não entender o recado e a zoação continuar.

3. Denunciar

Preconceito racial é crime no Brasil. Por isso, bullying ou não, não deixe passar batido. Se o seu filho sofrer esse tipo de violência ou vir isso rolando, incentive-o a falar com a diretoria ou ir a uma delegacia. Menores de idade que têm atitudes racistas podem sofrer punições, que vão desde uma advertência até internação por três anos.

Texto Isabela Noronha - Via: Educar para Crescer - afrokut

Um comentário:

  1. O bullying tem que ser combatido e nós educadores não podemos ficar omissos nesse combate!

    ResponderExcluir