sábado, 30 de julho de 2011

COLUNA MARCIO NEVES DE SENNA - Desenvolvimento e Sustentabilidade.


"...Ética é um tema fundamental e imprescindível, sobretudo porque permite que o ser humano venha a realizar-se eficazmente naquilo que lhe é natural, ou seja, na sua razão. O resultado de se viver bem está de acordo com o desenvolvimento de um pensamento racional. A ética quando dirige o cotidiano domina as paixões, cria bons hábitos e estabelece o equilíbrio ao proporcionar o meio-termo nas atitudes.

Entretanto, na questão do desenvolvimento e sustentabilidade, uma postura ética determinará o rumo a ser seguido diante desse tema. Ao elevarmos o debate do nível do senso comum ao bom senso, possibilitamos estabelecer princípios ou juízos que darão origens a diversas ações. Essas ações como são revestidas dos aspectos morais, evidentemente, determinarão as condutas reais voltadas para o tema em debate.

Realizarmos o exame ético a partir das ações morais referentes ao tema do desenvolvimento e sustentabilidade requer a compreensão e o aprofundamento do mesmo, onde será preciso determinar com coerência quais atitudes são certas e quais são eticamente inaceitáveis em busca da idealidade do que de fato signifique quem somos e não apenas onde estamos no que tange a esse processo.

Portanto, transversalizar os temas: dialética, bem-estar social, apreço pela humanidade e seu ambiente presente e futuro, preservação do planeta e tudo o que nele existe etc.; são alguns dos exemplos intrínsecos ao universo da ética, assim como, diretrizes norteadoras para permear a questão do desenvolvimento e da sustentabilidade tão necessários diretamente a todos nós e tudo o mais de que nos envolve..."


SENNA, Marcio Neves de. - Cientista Social.
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário