sábado, 30 de julho de 2011

COLUNA DA EDNA MOURA - GLOBALIZAÇÃO


O fenômeno globalização surgiu após a Guerra Fria e, especialmente, a Queda do Muro de Berlim, que possibilitaram a união culturalista dos países e povos com o descobrimento da Internet, difundindo o imaginário mundo como uma “aldeia global”, que vem se interligando e interagindo, nos dando a impressão que a distância está cada vez menor, proporcionando uma integração mundial sem sair do lugar, envolvendo países ricos, pobres, pequenos e grandes.

Por ser tão abrangente, a Internet exige novos modos de pensar e enxergar a realidade, porque ao mesmo tempo em que facilita a vida das pessoas, como, por exemplo, o consumidor que consegue contar com produtos importados mais baratos, outros podem sofrer com a dificuldade de trabalho no país, pois as empresas com a concorrência dos importados deixam de produzir, diminuindo o seu quadro funcional devido os altos insumos brasileiros, inclusive usando novas tecnologias acarretando com isto que o trabalhador perca seu espaço.

Em contrapartida, interage culturalmente viabilizando a conexão das diversas peculiaridades de cada país, expandindo mecanicamente o marketing cultural próprio de cada localidade. A propósito, não foi por acaso que conseguimos competir para que a próxima Copa do Mundo seja no Brasil entre outros eventos como a Olimpíadas de 2016, pois possuímos uma vasta amplitude cultural com várias vertentes, principalmente: o futebol, o carnaval e a agricultura. Estes nichos culturais conseguem alavancar o turismo e a economia brasileira.

Portanto, o cidadão precisa se manter atualizado e informado, a fim de que possa acompanhar o mundo atual, sendo bombardeado a cada momento com informações e descobertas em todos os setores. Infelizmente, quem não tiver condições de acompanhar ficará fadado à miséria e à empregabilidade, nunca esquecendo que o Brasil é o melhor país do mundo e graças a Deus temos que nos orgulhar por ser brasileiro, pois temos água, sol e terra suficiente para plantar, subsídios relevantes que países do primeiro mundo atualmente não possuem para competir com o Brasil no agronegócio.

EDNA MOURA
Graduanda do Curso de Ciências Sociais
da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário