quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SUSTENTABILIDADE E SEUS 04 EIXOS TEMÁTICOS.


Sustentabilidade é a habilidosa arte que torna capaz sustentar ou suportar as condições adversas trazidas pelo homem. Este conceito passou a se tornar princípio primordial, no qual a utilização dos recursos naturais, empregada às necessidades de gerações presentes, não venha comprometer os mesmos recursos, para a mesma utilização de gerações futuras.
Atualmente, o termo sustentável passou a ser respeitado, visto e implementado no vocabulário do politicamente correto das empresas, e também tomando forma e conteúdo nos principais meios de comunicação de massa, de organizações e da sociedade civil. Este processo de desenvolvimento sustentável dentro do município, deve seguir certas regras que as levem de certa forma, a ser investida de maneira ética e socialmente responsável, ou seja, qualquer atividade potencialmente poluidora ou não, desenvolvida no âmbito municipal estadual ou federal, deverá ser sustentável, apto ou passível de sustentação.
A sustentabilidade possui um eixo, uma base, que será aplicada a qualquer empreendimento humano. E para que qualquer empreendimento seja considerado sustentável terá que seguir esta base da sustentabilidade.
Que nos dias atuais ou vindouros passará a ser uma exigência do mercado.

· Ecologicamente correto
· Economicamente viável
· Socialmente justo
· Educacionalmente diversificado

Ecologicamente correto, é tudo o que homem faz e desenvolve ecologicamente, atendendo as necessidades de gerações presentes, mas preservando a natureza, mantendo assim o ecologicamente correto e seus recursos para que as próximas gerações também usufrua dos mesmos benefícios.
Economicamente viável, é uma ação econômica ligada ao cooperativismo e suas funções e trabalhando com pessoas para um bem em comum, com um só objetivo, que nosso futuro ainda esteja com os frutos de hoje para o amanhã, com isso abrindo as portas para uma economia sustentável.
Socialmente justo, fazer com que a economia gerada pelo município, através de empresas públicas ou privadas cheguem a sociedade de forma igual e justa.
Educacionalmente diversificado faz referência ao processo individual de aquisição de conhecimentos gerais, de atitudes ou de comportamentos associados a interação com diferentes culturas.

ARILDO MENDES.

Um comentário:

  1. gostei muito, pois me ajudou em uma pesquisa que estava fazendo sobre sustentabilidade.

    ResponderExcluir