segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Secretaria do Ambiente realiza trabalho de conscientização ambiental com os quiosqueiros da Praia Grande


Secretaria do Ambiente realiza trabalho de conscientização ambiental com os quiosqueiros da Praia Grande



ARRAIAL DO CABO (RJ) - A Secretaria Municipal do Ambiente em parceria com a Cooperativa Coop Clean e o apoio da Ong Guardiões do Mar, realizaram na última quinta-feira (19), a entrega de bombonas para coleta de óleo de cozinha usado nos quiosques, restaurantes e bares na nova orla da Praia Grande.

A atividade está em consonância com o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal do Estado do Rio de Janeiro (PROVE) que incentiva o reaproveitamento do óleo vegetal residual na produção do biodiesel, contribuindo assim na preservação do meio ambiente.

O programa garante a coleta seletiva solidária e oportunidade de trabalho e renda para setores vulneráveis da população, como os catadores de materiais recicláveis. Reunidos em cooperativas populares, os trabalhadores deste segmento encontram, através da autogestão e da solidariedade, uma forma de confirmarem sua cidadania.

- Muito bacana esta iniciativa da prefeitura – disse Tião, um dos quioqueiros mais antigos da Praia Grande.

- O óleo vegetal reciclado é transformado em biodiesel, um combustível mais barato e menos poluente, que substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo em motores automotivos – informa o secretário David Barreto.

O descarte do óleo de cozinha nos ralos, além poluir lagoas e praias, interfere no equilíbrio desses ecossistemas e aumenta os custos de manutenção da rede de esgoto.




fonte Coordenadora de Comunicação PMAC
www.arraial.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário