quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Saúde de Cabo Frio convoca população para a campanha “ 10 Minutos contra a Dengue”

Saúde de Cabo Frio convoca população para a campanha “ 10 Minutos contra a Dengue”

Sol, calor e chuvas, retorno do vírus tipo 1 e circulação do tipo 4. Estas são algumas das condições ideais para a proliferação do mosquito da dengue e, consequentemente, do risco de epidemia em todo o estado do Rio de Janeiro. Para colaborar com a prevenção à doença, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, tem reforçado as medidas de combate ao Aedes aegypti.

Desde abril de 2011, estão sendo realizadas ações de enfrentamento à dengue como visitas domiciliares com eliminação e aplicação de veneno nos depósitos que não podem ser eliminados e o trabalho com 300 agentes de combate, divididos em 15 equipes, que está nas ruas para a verificação de focos do mosquito.

- Estamos realizando todas as medidas de combate e precisamos que a população faça criteriosamente sua parte. A maior parte dos criadouros do Aedes aegypti, cerca de 80%, está nas casas – afirmou a infectologista Lucy Pires.

Regularmente, a Secretaria de Saúde do município orienta a população sobre a relevância da sua participação efetiva na eliminação de todos os focos que possam provocar a doença. Para reforçar a importância de se redobrar os cuidados com a dengue neste verão, a secretaria vai distribuir 50 mil folders da Campanha "10 Minutos Contra Dengue" à população. Além das informações de prevenção e eliminação de criadouros, o verso deste material serve para ser utilizado nas residências como controle da vistoria semanal, em que o morador vai marcar – toda semana – os pontos que vistoriou na residência.

- A população precisa monitorar suas casas, eliminar possíveis criadouros para impedir que a larva chegue à fase adulta e se torne mosquito transmissor da dengue – sentenciou Paulo Campos, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Cabo Frio.

Assim como as orientações à população, a Secretaria de Saúde está montando equipes de Acolhimento e Classificação de Risco, com 200 profissionais já capacitados no município. Outra medida é a implantação das Salas de Hidratação Rápida - uma no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no Jardim Esperança, e outra no Hospital de Tamoios - e serão ampliadas conforme a necessidade.

O município continua em situação de alerta com os bairros Porto do Carro, Aquárius, Unamar, Jardim Peró, Monte Alegre, Jardim Esperança, Boca do Mato e Reserva do Peró, que apresentam maior risco.

Asscom PMCF

Nenhum comentário:

Postar um comentário