quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ARRAIAL DO CABO Entre os onze municípios do Rio , incluídos como destinos turísticos para a Copa de 2014


Onze municípios do Rio são incluídos como destinos turísticos para a Copa de 2014


Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Angra dos Reis e Ilha Grande, Armação de Búzios, Arraial do Cabo e Paraty, além da capital foram incluídos pelo Ministério do Turismo (MTur) na lista de produtos e destinos turísticos próximos às cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A ideia é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego.



O estudo (HIPELINK DO ESTUDO) mostra ainda em que tipo de segmento turístico cada município se encaixa, pontos de visitação e distância entre eles e a cidade-sede. Os destinos do Rio se encaixam em quase todos os segmentos: sol e praia, ecoturismo, cultural, esporte e aventura.



“O Governo do Estado já está fazendo a promoção dessas cidades em feiras nacionais e internacionais. O objetivo é aproveitar o bom momento do Rio para alavancar o turismo no interior, aumentando o tempo de permanência do visitante e, consequentemente, a renda gerada para o estado”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro.



A necessidade de estabelecer roteiros turísticos de acordo com as vocações de cada cidade, distribuindo-as em segmentos, não é nova. Em 2010, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho levantou este debate ao lançar o Caderno de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, produzido a partir da parceria entre a Fecomércio, a UERJ e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).



“O mais importante é que a criação de roteiros regionais vai estimular a formação e o fortalecimento de uma cadeia produtiva de serviços e negócios em municípios de potencial turístico, gerando empregos, infraestrutura básica e turística e, sobretudo, afirmando a imagem do estado do Rio de Janeiro como um destino internacional completo e preparado para receber turistas durante o ano todo”, explica o professor Marcelo Antonio Sotratti, chefe do Departamento de Turismo do Instituto de Geografia da UERJ (IGEOG/UERJ).



O estudo estima que durante a Copa, 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros circulem pelo Brasil. "Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil entre junho e julho de 2014, meses em que acontecem a Copa do Mundo que (no mês de julho de 2014). “Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor empregos e renda", antecipa o ministro do Turismo, Gastão Vieira.



O Ministério dará preferência aos municípios escolhidos na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios, serão investidos R$ 70,5 milhões em 2012. Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é que a Embratur disponibilize R$ 139 milhões.

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