segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Projeto Terra foi o vencedor do primeiro Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Projeto Terra foi o vencedor do primeiro Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade Realizado pela FecomercioSP, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade reconhecerá inciativas de todo o País com foco em inovação. A partir deste ano, a premiação passa a ser anual e terá uma nova categoria: Reportagem Jornalística. Agora, o 4° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade terá as seguintes categorias: Empresa (Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa, Indústria e Entidade Empresarial); Órgão Público; Academia (Professor e Estudante); e Reportagem Jornalística (Rádio/TV, Jornalismo Impresso e Jornalismo On-line). Cada vencedor receberá um título de capitalização e previdência no valor de R$ 15 mil. Os projetos inscritos serão avaliados por especialistas, seguindo os critérios: inovação, relevância para o negócio, amplitude, e nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pela Fundação Dom Cabral. Assim como nas edições anteriores, com o 4° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, a Federação mantém o compromisso de sensibilizar a comunidade empresarial para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Projeto Terra A ideia do Projeto Terra surgiu em 2002, quando o responsável pela iniciativa, Ricardo Pedroso, estava envolvido na criação de uma mesa ecológica. Fabricada com pé de madeira certificada e o tampo de mosaico, produzido em parceria com o antigo Projeto 100 muros, da ONG Associação Cidade Aprendiz. Após o lançamento do móvel, Pedroso decidiu explorar o que mais poderia ser feito dentro da esfera socioambiental. “Começamos a pesquisar e descobrimos diversas iniciativas Brasil afora. É o que chamamos de comércio solidário”, explica o empresário. “Foi o fio da meada para que déssemos oportunidade de mercado a produtos bacanas, com esse tipo de conteúdo”, acrescenta. Assim surgiu o Projeto Terra, que busca ser “prateleira” para produtos fabricados com base em conceitos de inclusão social e produzidos de maneira ecologicamente correta. Pouco mais de uma década depois, a iniciativa coleciona premiações e reconhecimento em torno da sustentabilidade, entre elas o 1° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Microempresa. Os produtos revendidos pelo Projeto Terra advêm de entidades filantrópicas, ONGs, comunidades carentes e empresas que possuem o “selo verde” do Conselho de Manejo Florestal (FSC, da sigla em inglês). Hoje, a empresa conta com uma loja física na Vila Madalena, na capital paulista, e uma loja virtual: www.projetoterra.loja-segura.com. O conceito de comércio solidário é mantido até hoje pela empresa. Segundo Pedroso, vencer o 1° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade foi mais uma prova de que o Projeto Terra está no caminho certo em termos de práticas ecológicas. “A importância de iniciativas em prol da sustentabilidade é enorme e ganha dimensões ainda mais robustas quando pensamos em uma instituição do porte e da influência da FecomercioSP”, afirma. Inclusive, a premiação da FecomercioSP foi mais uma forma de dar visibilidade ao projeto. “Um prêmio como esse chancela nossa imagem para os clientes, principalmente os corporativos”, conta Pedroso. “Não usamos a premiação como discurso, mas dá seriedade para o projeto. Nesse segmento, isso faz diferença porque existem muitos ‘aventureiros’ vendendo conceitos errados”, complementa. O Projeto Terra também trabalha com presentes corporativos e brindes, e já atenderam grandes empresas como Natura, Unilever, Monsanto, entre outras. Pedroso estima que o empreendimento tenha alcançado um crescimento de 30% ao ano, todos os anos. Hoje, além do site da inciativa e da loja virtual, o Projeto Terra é divulgado por meio de e-mail marketing para um mailing selecionado. Outro canal de contato com os consumidores é pela página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Projeto-Terra/184636294905988. Fonte: Revista Ideia Sustentável

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