terça-feira, 7 de dezembro de 2010

COLUNA DO CARLOS MEDEIROS


EX-DEPUTADO JOSÉ GOMES TALARICO É VELADO NA ALERJ
Ele foi um dos mais influentes nomes ligados ao então governador Leonel Brizola (já falecido); e também ajudou a fundar o PDT


O corpo do jornalista e ex-deputado estadual José Gomes Talarico, de 95 anos, que morreu neste domingo (05/12), de falência múltipla dos órgãos no Hospital Samaritano, no Rio, está sendo velado no Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Salão Presidente Getúlio Vargas), desde às 16h desta segunda (06/12). O corpo deixará o local às 8h de amanhã, (07/12), quando seguirá para o Cemitério São João Batista, onde será sepultado.

Fundador do PTB, em 1945, do PDT, em 1980 e deputado estadual por dois mandatos, Talarico também participou da criação da União Nacional dos Estudantes, em 1938. Durante a Segunda Guerra Mundial, participou de manifestações a favor da entrada do Brasil no conflito. Já em 1950, participou da campanha de Getúlio Vargas para a presidência. Eleito deputado estadual em 1962 pelo PTB, foi assessor sindical do presidente João Goulart e foi deposto de seu mandato parlamentar em 1964. Colaborou na formação da Frente Ampla, em 1966, movimento de oposição ao Governo militar que reuniu correntes políticas ligadas a Carlos Lacerda, Goulart e ao ex-presidente Juscelino Kubistchek, e manteve-se em contato com Goulart durante seu exílio, no Uruguai, tendo sido preso por diversas ocasiões.

Com o fim do bipartidarismo, participou, em 1980, da fundação do PDT, sendo eleito deputado estadual por este partido em 1982. Em 1984, assumiu uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado como conselheiro, onde aposentou-se em 1986. Em 1988, filiou-se ao PMDB. Era, ainda, membro diretor da Associação Brasileira de Imprensa. Talarico estava internado desde sábado no Hospital Samaritano, em decorrência de uma isquemia.

CARLOS MEDEIROS Jornal Foco Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário